Açúcar Sonora

Atividade física e hipertensão arterial

A prática de exercício físico não só pode controlar a pressão, como melhorar o nível do colesterol e diminuir o risco de se obter diabetes.
Em pacientes hipertensos, que associam o exercício físico ao uso de medicação, o controle da pressão é bem mais fácil. Quando feitos regularmente, podem, inclusive, diminuir a quantidade de remédios necessários no tratamento da hipertensão arterial.
Incorpore a atividade física em sua rotina. Deixar o carro em casa e ir a pé para o trabalho, usar escadas ao invés do elevador e estacionar o carro um quarteirão antes e ir andando podem contribuir bastante para a sua saúde.

 

O coco e seu benefício

O óleo de coco tem outro diferencial dos óleos vegetais: pode ser aquecido sem perder sua estabilidade e propriedade nutricional. Tem alto poder de resistência quando submetido à temperatura de cocção. Portanto pode ser utilizado em qualquer receita de forno e fogão, incorporando aquele delicioso gosto de coco de maneira saudável.

 

Redução do Colesterol

Alimentos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e aumentar os níveis de HDL são fontes de ácido fólico, vitamina B6 e B12.

Ácido fólico: feijão, espinafre, aspargos, gérmen de trigo e vegetais verdes escuros.
Vitamina B6: batatas, grão de bico, peito de frango, aveia, sementes de girassol, atum e abacate.
Vitamina B12: salmão, iogurte, atum e leite.
Fibras solúveis: aveia, maçã, laranja, pera, grãos e alcachofra.

 

A saúde contida na maçã

Sua composição contém 85% de água, 12% de açúcar, ácidos orgânicos, ácido málico (substância fundamental à tonicidade cardíaca), pectina, tanino, vitaminas (B1, B2, PP, C, E, e Provitaminas).
A maçã estimula as glândulas digestivas e protege a mucosa gástrica. É um alimento complementar que favorece a assimilação de cálcio e atua sobre o fígado preguiçoso. Sua polpa cozida e seu suco fresco são excelentes calmantes e retardam o aparecimento de rugas e a flacidez da epiderme.
A maçã é uma fruta rica em fibra solúvel, os flavonoides, que regulam a produção e eliminação do colesterol.

 

A granola e seus benefícios

As fibras da granola auxiliam na regularização da função intestinal, no controle das taxas de açúcar e gordura no sangue. As vitaminas e os minerais antioxidantes combatem a nocividade dos radicais livres e atuam como ferramentas para as reações químicas geradoras de energia em nosso organismo.
Por sua composição, a granola torna-se uma das principais opções de alimento para ser ingerido após um treino ou uma prova, quando são gastas reservas de carburantes energéticos, glicogênio, gorduras, vitaminas e sais minerais.
Colocando a granola junto a qualquer refeição, você poderá combater aquela fome fora de hora, principalmente por ser um alimento nutritivo.

 

Como prevenir a desidratação?

A prevenção é simples: consuma líquidos e alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. A verdadeira questão é o quanto devemos ingerir, e quais são mais apropriados. Não se pode calcular a quantidade exata de água que devemos ingerir por dia, pois nessa conta entrariam inúmeros fatores particulares de cada um, como idade, condição física, nível de atividades diárias, região e sua fisiologia específica.
Porém, existe uma regra mais familiar que é a regra dos oito copos, ou seja, beber no mínimo oito copos de 225 ml de água por dia.
Faça um esforço consciente de se manter hidratado e sempre escolher a água como a bebida ideal. Isso significa beber água em todas as refeições e também nos intervalos, ao invés de café.

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